Como não poderia deixar de ser, a coisa explodiu nas redes sociais mundo afora neste abril de 2013. É uma foto em preto e branco em que aparece a poderosa chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 59 anos incompletos, uma das governantes mais influentes e poderosas do mundo e pessoa de vida absolutamente discreta, praticando nudismo quando jovem em companhia de duas amigas. Na foto, Merkel (à esquerda) teria por volta dos 20 anos de idade. A foto principal do post, acima, foi tratada. A original está mais abaixo, quase no final do texto.
Ninguém sabe de onde saiu a foto nem como ela caiu na rede. O fato, porém, é que Merkel, como milhões de alemães, foi, sim, adepta do nudismo na juventude — na foto, ela estaria por volta dos 20 anos.
Mesmo na antiga Alemanha Oriental comunista, moralista e severa, onde foi criada (ela nasceu em Hamburgo, na ex-Alemanha Ocidental, mas seu pai, pastor luterano, mudou-se para o lado oriental como missão da igreja), o nudismo era praticado sem problemas, não apenas na costa alemã do Mar Báltico como também em lagos, piscinas e parques públicos.
O governo alemão não se pronunciou sobre a foto, sinal de que é verdadeira: se não fosse, haveria um desmentido imediato. Um único site da Itália levantou a suspeita de que se trataria de uma montagem — uma brincadeira de 1º de abril do jornal satírico francês Le Canard Enchainé que, porém, nada publicou em sua edição impressa, cujo conteúdo em parte fica on-line.
A foto não foi, naturalmente, obra de nenhum paparazzo, já que a jovem Merkel era apenas uma estudante de Física na época.